Povos Hamer - ORÍ CABELOS

Povos Hamer

Povos Hamer / Etio

ETIÓPIA anteriormente conhecida como ABISSÍNIA é um país localizado no Chifre da ÁFRICA sendo um dos mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área.


A história dessa nação é milenar. Ela é considerada um dos berços da civilização, em razão de várias descobertas arqueológicas de fósseis muito antigos no território etíope. A Etiópia está localizada no Chifre da África, Sua capital é a cidade de Abdis Abeba. Com achados arqueológicos que remontam a mais de 3 milhões de anos, trata-se de uma região de cultura antiga é muito avançada.


Existem muitas beleza para se contemplar na Etiópia, porém hoje vamos  para região no OMO VALLEY, um o lugar com grande diversidade étnica, cultural de aldeias e tradições  antigas da Etiópia.

Falo especificamente dos povos Hamer (também escrito Hamer), que é uma comunidade que habita o sudoeste da Etiópia.  Eles vivem em Hamer Wouldda (ou distrito), uma parte do vale do rio Omo, na Zona Debub Omo da Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPR).  Eles são em grande parte pastores, então sua cultura valoriza muito o gado.


Na estética capilar os Hamer  criaram o famoso estilo de cabelo Hamar ocre, um creme que consiste em manteiga, pó ocre e uma resina aromática de um arbusto indígena dá ao corpo um brilho avermelhado intenso e protege a pele do sol forte. 

 



Eles aplicam o creme e fazem um momento de torção com pressão fazendo com que o creme penetre por todo cabelo e crie um forma de “dread’s  bem finos que são chamados de Goscha.
Ficam lindos
, confiram um pouco mais e dessa tradição.



O uso das miçangas são uma simbologia presente nos cabelos enquanto adornos e principalmente nas roupas. Os búzios também tem forte presença nas roupas e nos colares. 






No Brasil, dentro das minha pesquisas no Estado da Bahia, especificamente em Salvador, eu reconheci em muitas pessoas com a estética Etiópia, que está  preservada nos aspectos físicos (DNA) e na simbologia com os adornos incluindo o tradicional Penteado Hamar Ocre, porém sem o pó ocre e a resina aromática do arbusto indígena que deixa um aspecto avermelhado. 

 



Imagens por Lázaro ( arquivo Zumvi) 

Bom com essas informações eu fiquei aqui confabulando das riquezas naturais, as possibilidades de cores para os cabelos. Eu com minha agenda capilar tenho programado que em algum momento vou dredar meus cabelos e pintar de verde com as algumas  plantas, e certamente conhecendo um pouco mais das tradições capilares dos povos Hamar me inspiro nesse desejo que já está sendo alimentando a alguns anos. 

A diversidade de etnias nos permite encontrar múltiplas beleza, todas vibrantes e únicas na ETIÓPIA, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da tradição dos povos Hamar.

Bjs Green

 

Link das fotos com créditos : 
https://pin.it/6apK6Ov

 

 

 

 

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.