Kitoko é uma palavra no dialeto Lingala, originário da República Democrática do Congo e significa beleza, lindo, legal, algo realmente muito bom.
Agora vamos conhecer um pouco sobre esse território e seus aspectos de beleza.
A República Democrática do Congo, denominada, entre 1971 e 1997, República do Zaire, e por vezes designada como RDC, RD Congo, Congo, Congo-Quinxassa ou Congo-Kinshasa para diferenciá-la da vizinha República do Congo (que também é chamada Congo-Brazavile ou Congo-Brazzaville) é um país da África Central.
Após a separação do Sudão do Sul, em 2011, passou a ser o segundo maior país do Continente Africa em área - superado apenas pela Argélia. Faz fronteira a norte com a República Centro Africana com o Sudão do Sul, a leste com Uganda, Ruanda, Burundi e a Tanzânia, a leste e a sul com a Zambia, a sul com Angola e a oeste com o Oceano Atlântico, com o enclave de Cabinda e com o Congo.A capital e maior cidade é Quinxassa.
No Congo assim como outros países do continente africano, a escarificação ( Técnica de modificação corporal que consiste em cortes superficiais na pele, produzindo cicatrizes que se tornam símbolos, mensagens, proteções), é sinônimo de beleza.
Hoje em dia essa prática já não é tão fomentada, porém faz parte da história e é um marco identitário.
Na contemporânea, podemos ver o uso de cabelos ou perucas mais lisas e penteados tranças pelas mulheres. Já os homens costumam exibir sua beleza pela barba, mantendo-as naquele corte na régua, brilho, uma coisa de um cheiro, ou seja muita dedicação para esse lugar.
Jeny Bsg
Bárbara Kanan
Jeny Bsg
Ayana Kamura
Chloe Kitembo
E sobre as barbas tem um lance que é: dois grupos cultivam , sendo um puramente pelo sentido estético, outro pelo fundamento sobre ser um grande guerreiro carregando sua ancestralidade dentro de um movimento Sankofa ( volte e pegue).
Pagina Congopotonetwork
Ferre Gola
Fally Ipupa
Shambuyi Wetu
Hiro e Koffi Olomide
Finalizo esse compartilhamento agradecendo minha ancestralidade, meus esforços, ao designer Maravilhoso Rafael Albuquerque, minha amiga, antropóloga, fodona e grande referência Viviane Junqueira, e ao meu amigo e artista Congolês Shambyiwetu que me nutrem com tantas informações relevantes e impulsionam minhas pesquisas.
1 comentário
Parabéns querida 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿