MUKUNÃ - PALAVRA CHAVE - ORÍ CABELOS

MUKUNÃ - PALAVRA CHAVE

 

Mukunã significa “Cabelo” em iorubá, mas para além da tradução literal essa palavra é um ato político e carrega muita história, tradição e resistência do povo africano.

Você conhecia o significado dessa palavra?Palavras tem poder, tem história e assim convido vocês a inserirem essa e outras palavras de povos africanos originários em diásporas para que assim possamos fortalecer nossa comunicação através também dos dialetos.

Palavras são chaves. 

 O Muku como carinhosamente chamamos, tem o poder de nos fortalecer, de nos conectar com nossos ancestrais e potencializar nossa identidade, trançando nosso futuro fundamentado na nossa história, com orgulho de ser quem somos.  

Aqui no Brasil sua estrutura racista fez muitos desserviços, um deles o apagamento histórico. Não saber quem fomos nos tira o orgulho da nossa estética, porém nossa história é tão potente que ressurge de várias formas  nos permitindo acessa-las e darmos continuidade de forma digna. Ainda falta muito , porém já caminhamos bastante e é importante ter esse olhar.
Esteticas são marcos territoriais e civilizatórios, portanto é arte, cultura e política. 

 
Palavras São Chaves




Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.