ISICHOLO

Inhaaaaaaiiiiii ODARAS,

Hoje vou compartilhar um pouco das tradições de belezas dos povo ZULUS que ficam localizados na África do Sul. Esses povos são  uma grande inspiração pra mim no uso das miçangas, cores e toda forma de se adornar.

 

O chapéu ou ornamento de cabeça "ISICHOLO” é uma peça famosa da etnia Zulu, povos concentrados principalmente na África do Sul

Os zulus são um povo do sul da África, vivendo em territórios atualmente correspondentes à África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue e Moçambique. Embora hoje tenham expansão e poder político restritos, os zulus foram, no passado, uma nação guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e bôere no século XIX..O Isicholo, um dos adereços mais famosos do povo zulu, é um chapéu que era usando em  momentos e cerimônias  importantes  por mulheres mais velhas ou casadas. 

Além de vestimentas o cabelo é algo símbolo cultural importante para esse povo — principalmente entre mulheres. São conferidos aos cabelos aspectos comunicativos que falam dos movimentos mais cotidianos, mostrando status social e diferenças de áreas rurais para as cidades.

Seu formato remete a um Penteado muito comum no século XIX. É tradicionalmente feito com cabelo humano misturado com fibra de lã e tingido com pigmentos naturais, principalmente da cor vermelha, mas hoje em dia também podem ser encontrados em outras cores e materiais, com aplicações de miçangas e outros ornamentos.

Os Isicholo, no nosso contemporâneo são usados como forma de resgate da cultural desses povos em uma linha mais expansivas de mulheres não casadas também, que ostentam essa cultural tão cheia de conceitos e beleza. 

 

Uma linda forma de adornar o nosso ori, e contar essas histórias.

Curtam, compartilhem e comentem se vocês também se vocês amam conteúdos sobre nossas ancestralidades africanas.

Até Breve ✊🏽💚

 

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados