Festival Akwasidae - ORÍ CABELOS

Festival Akwasidae

Porque SIM, ele é belíssimo e bem engajado,  não foi de bobeira pra Ghana, e na minha teoria ele sabia do babado e da importância de estarmos enquanto comunidade reverenciando nossos ancestrais e contarmos nossas histórias.

Eu já havia iniciado uma pesquisa pelos povos Ashantis,

mais aquelas coisas, a imagem também alimenta e quando vi as fotos do Elba, senti esse desejo de alimentar mais esses caminhos e compartilhar com vocês. 

Bom vamos lá, estou falando sobre o burburinhoooo que rolou no início desse mês de Fevereiro na interne, que foi tomada por Fotos do Idrissa Akuna Elba OBE que é um ator, produtor, diretor e músico britânico. Ele é conhecido por papéis, incluindo Stringer Bell na série The Wire da HBO, DCI John Luther na série Luther da BBC, e Nelson Mandela no filme biográfico Mandela: Long Walk to Freedom ator britânico e de Hollywood.

Idris Elba viralizou na internet depois que ele se juntou a uma das tradições reverenciadas do Reino Ashanti de Gana. Belissimoooo com todo respeito. 

Idris esteve no Manhyia Palace no domingo, 6 de fevereiro de 2023, para testemunhar o melhor da cultura e experimentar o esplendor de Akwasidae em Kumasi, região de Ashanti.

 


 Akwasidae é um festival de Ashanti centrado na reverência ancestral, lembrança e reconhecimento de reis do passado e feitos nobres.

Notícias Relata que milhares de pessoas se reuniram no Palácio Manhyia em Kumasi para homenagear o Asantehene, Otumfuo Osei Tutu, como parte das atividades para marcar o primeiro Akwasidae deste ano. 

Osei Tutu II nascido Nana Barima Kwaku Duah;  6 de maio de 1950 é o 16º Asantehene, empossado em 26 de abril de 1999. Pelo nome, Otumfuo Osei Tutu II está na sucessão direta do cofundador do Império Ashanti no século XVII, Otumfuo Osei Tutu I.

Otumtuo Osei Tutu entrou no palácio em um palanquim vestido com um pano kente com ornamentos de ouro em volta dos pulsos e braços em meio a tamborilar e disparar mosquetes.

 

 

 Ele foi seguido pela Rainha do Reino Asante, Nana Konadu Yiadom. 

Nana Konadu Yiadom III é a rainha-mãe do Reino Ashanti. Ela é a 14ª Rainha mãe do reino. 

 

 O Festival Akwasidae, é um magnífico movimento Asante centrada na reverência ancestral, lembrança e reconhecimento de reis do passado e feitos nobres.

Akwasidae serve como uma celebração do Banco Dourado e uma vibração cultural que reúne os Asantehenes, subchefes, súditos e dignitários em Manhyia em Kumasi.

  A atmosfera foi carregada com muitas atividades, que incluíram percussão e dança e exibição cultural.

 

O Festival é um Movimento Ancestral 

 O festival Akwasidae é celebrado em um domingo a cada seis semanas em Gana pelo povo Ashanti.  Praticamente nove vezes ao ano, o governante desse grupo étnico (Asantehene) se reúne com seus súditos em sua residência (o Palácio Manhyia) em Kumasi, a segunda cidade mais populosa do país.  A varredura em seis semanas se deve ao calendário anual dos Akan, povo originário da África Ocidental formado por diversas etnias, entre elas os Ashanti.  Especificamente, o festival Akwasidae cai no último domingo deste período de seis semanas, portanto não deve ser confundido com o festival Awukudae, que é realizado dentro do período de seis semanas, em uma quarta-feira.  Ambos os aniversários encontram-se dentro da festa de Adae, que surge, portanto, como um ciclo completo (este também abrangendo nove períodos por ano), considerado uma tradição ancestral.  O último Akwasidae do ano Akan é chamado de festival Adae Kese.  Além disso, outros dias contidos no ciclo Adae também têm nomes diferentes, dependendo de quando caem.

 A beleza desta festa reside não só no fascínio da família real e das pessoas que ainda hoje a veneram, mas também nos trajes típicos desta cultura.  Eu simplesmente amo os trajes tradicionais Ashanti, eles contam a história desses povos, o mais famoso tecido produzido pelos ashanti é o chamado Kente, um termo que advém da palavra fante kenten, que significa “cesta”. Historicamente, o tecido kente era um símbolo da realeza.

 


A arte Ashanti está entre as mais importantes da África, caracterizada pela mestria no trabalho do ouro e do marfim, dos quais o rei faz magnificência durante os rituais.

 

 

Eu amo pesquisar sobre os povos Ashantis, é uma grande potência de comunidade dentro no Continente Áfricano por toda sua história e riquezas culturais que devem respeitas pois são grande fonte de referências inspiração para nós Africanos em diásporas. 

Por hora fico por aqui, já desejando trazer mais conteúdo Ashantis para que possamos compartilhar mais dessas histórias e alimentar nossos imaginários. 

Beijos Beaury’s, 

Até Breve.

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.