Hoje compartilho alguns dos penteados tradicionais na região do Chad / África.
Chad também chamado de Tchade é País sem acesso ao mar localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Libia ao norte, com o Sudão a leste, com a República Centro Africana a sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Niger a oeste.
Uma das principais características estéticas das Mulheres no Chad é Cabelos Longos e naturais. Os cuidados com os cabelos faz parte de ritual que leva grande parte do dia, assim como nós quando vamos fazer nossas extensões no Brasil, porém elas usam poucas tranças soltas , feitas só com cabelo delas, em expessuras mais grossas podendo-se ter algumas tranças de raiz intercalando com as soltas. Elas também preparam uma mistura especial e ficam horas massageando os cabelos antes de trançar, e o babado todo está, eu particularmente ameiiii esse movimento todo e já quero aderir.
Essas mulheres são conhecidas por seus cabelos grossos e lustrosos, que muitas vezes chegam na cintura.
Essa tradição vem em grande parte da tribo de Izou, e outras mulheres nômades da região.
Contudo existe um fundamento que está em uma planta que faz Chébé, um antigo ritual de cuidados com os cabelos que é praticado por seus ancestrais há milênios.
Nas montanhas rochosas da região de Guéra, no Chade, uma planta nativa com botões de flores em tons de ferrugem chamada croton gratissimus, conhecida como Chébé, cresce em massa. De fevereiro a abril, suas sementes são colhidas, depois secas ao sol, peneiradas e torradas antes de serem misturadas em um pó fino e sedoso. “Pó de chébé é como uma receita culinária”, diz Salwa Petersen, do Chad’s em uma entrevista para revista Vougue.
Por aqui declaro meu Amor por essa cultura capilar do Chad.
Querem Saber Mais dessa Tradição Babadoooooo? Comenta e Compartilha o Post.
Até Breve🇧🇷🇹🇩